Incêndios em restaurantes destroem mais do que propriedades comuns. Os restaurantes guardam memórias inestimáveis de comemorações e estreias, reuniões com pessoas importantes, planos de fundo para anúncios especiais ou até mesmo um local confiável para pegar as refeições favoritas para viagem durante a semana.
Com um incêndio, todos esses sonhos realizado se transformam em fumaça – literalmente, incêndios em restaurantes podem ser muito devastadores, não apenas para os proprietários e clientes, mas também para os funcionários.
Quase 8.000 incêndios em restaurantes ocorrem a cada ano, resultando em 165 milhões em danos materiais. De acordo com a AVCB, os equipamentos de cozinha foram a principal causa de incêndios em restaurantes (61%), equipamentos elétricos (9%), equipamentos de aquecimento (9%) e materiais para fumar (7%).
Então qual é a melhor maneira de proteger seu restaurante de um incêndio? Entenda os perigos e as medidas de prevenção como AVCB que você pode tomar para evitar desastres em seu restaurante ou estabelecimento para viagem.
Sistemas de exaustão e dutos
As aberturas e ventiladores atrás de fornos e fogões junta um acúmulo de gordura, como as aberturas e os ventiladores extraem vapores inflamáveis, uma faísca pode acender o acúmulo de graxa.
Exaustores de forno acima de fogões também podem abrigar vapores inflamáveis do ar de cozimento contaminado. Isso pode alimentar o sistema de exaustão e causar risco de incêndio.
Também estão incluídos nestes sistemas as caixas de gordura. A maioria das cozinhas comerciais são obrigadas a manter uma caixa de gordura evitando que óleos e gorduras entupam os esgotos.
Prevenção:
Limpe todas as áreas diariamente, duas vezes por ano, faça uma limpeza completa do capô por profissionais
Limpe as caixas de gordura mensalmente, trimestralmente ou anualmente conforme exigido pela AVCB
Vazamentos de gás
Vazamentos de gás são a causa mais catastrófica de incêndios em restaurantes porque causam uma explosão. Vazamentos de gás ocorrem quando o equipamento defeituoso é incapaz de suportar o fluxo de gás e vaza gás inflamável no ar.
Um simples dispositivo elétrico pode inflamar o gás e levar a uma explosão.
Prevenção:
Esteja alerta e detecte os sinais de vazamento de gás (cheiro de gás, chamas laranja/amarelas, luzes piloto apagadas).
Realizar inspeções de equipamentos diariamente e substituição de equipamentos desgastados
Problemas elétricos
O calor de fiação insegura ou ruim em interruptores, soquetes ou plugues pode desencadear materiais inflamáveis ou combustíveis. Sobrecarregar tomadas, fiação desatualizada e equipamentos de cozinha sobrecarregados podem levar a um incêndio ou até mesmo a uma explosão.
Prevenção:
Use apenas equipamentos comerciais sempre atualizados;
Atualize a fiação que pode lidar com uma cozinha ocupada;
Dicas finais
No infeliz evento de um incêndio em um restaurante, um sistema de supressão de incêndio é sua melhor proteção. Um sistema de supressão de incêndio para restaurante é projetado para fornecer proteção contra incêndio para aparelhos de cozinha de restaurante, exaustores e dutos.
Um sistema de extinção de incêndios detecta incêndios por meio de uns sensores de calor, muitas vezes antes que o pessoal da cozinha o faça.
Quando descarregado automaticamente, o fogo pode ser suprimido em seus estágios iniciais. O resultado são danos mínimos à cozinha e tempo de inatividade mínimo do equipamento.
Mantenha a cozinha do seu restaurante protegida contra incêndios instalando e mantendo adequadamente um sistema de combate a incêndios em funcionamento e capacitando os funcionários com treinamento de segurança e resposta a incêndios. Pode significar a diferença entre um incêndio localizado e um grande incêndio.
Procure sempre estar dentro das leis com AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) regulamentando com vistoria, treinamento, laudo, alvará e entre outros.
E lembre-se sempre: Um local seguro para trabalhar é o que atrai a confiança de funcionários e de clientes.